Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Carmem Lúcia: Nosso último adeus!!!


Carmem Lúcia
 Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do seu falecimento! Você foi uma pessoa que só nos transmitia alegria e felicidade, sempre carregando aquele sorriso doce nos lábios! Adeus amiga! Sentiremos saudades das nossas risadas e da sua convivência diária conosco!
Nossa Secretaria de Educação está em luto com a sua partida! De ti, teremos apenas alegrias de momentos bons! Ficará sua lembrança e o perfume de suas mãos que agora oferecem rosas a Deus, nosso pai!

Homenagem de todos os que formam a Secretaria de Educação do municipio de Uiraúna-PB

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Uiraunenses destacam-se no XIV Campeonato Brasileiro CBMA

Os dias 16 e 17 de setembro foram de muita alegria para os lutadores uiraunenses Antenor Alves e Sarah Almeida, ambos da Equipe GT Uiraúna, do centro de treinamento da Pinheiro Karatê Dojo. Os alunos entraram no ringue e mostraram todas as suas habilidades de Boxe Tailandês.
O  XIV Campeonato Brasileiro CBMA 2016 aconteceu em Taguatinga - DF e foi composto de três modalidades de artes marciais: Karatê, Kickboxing e Muay Thai.
Os atletas foram acompanhados pelo professor Paulo Thai.
"A equipe GT levou 11 atletas, 4 derrotas , 7 vitórias , 5 Cinturões , 2 troféus de 1° lugar, e 4 troféus de 2° lugar." diz o professor Paulo Thai.
A equipe também ganhou prêmio como melhor equipe do evento.

Em nome da Secretária de Educação Francisca Moreira, todos os que fazem parte do quadro da educação do município de Uiraúna parabenizam nossos atletas pelas conquistas obtidas.
Professor Paulo Thai com os alunos Sarah Almeida e Antenor Alves





Antenor Alves segundo lugar no caratê - CBMA wka Brasil XIV brasileiro


domingo, 18 de setembro de 2016

PNAIC: Boas notícias aos educadores

Governo destina R$ 340,2 milhões para capacitação de educadores
Wandereley Pessoa/MEC
O Ministério da Educação (MEC) vai investir R$ 340,2 milhões na capacitação de 310 mil alfabetizadores de todo o Brasil no último trimestre deste ano. Os recursos integram o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic em Ação 2016).
O Pnaic tem como finalidade assegurar que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em língua portuguesa e matemática, até o final do terceiro ano do ensino fundamental  o que está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).  
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, os dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foram analisados pela equipe técnica do MEC, que chegaram à conclusão de que é necessário um esforço maior na aprendizagem do aluno.
“No resultado de 2014 da ANA, observamos que, em leitura, apenas 11% das crianças estão plenamente alfabetizadas ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Isso é inadmissível”, avaliou o ministro. 
Com foco na aprendizagem do aluno e uma sistematizada articulação entre o governo federal e as redes estaduais e municipais de ensino, com a instituição de um comitê gestor, o Pnaic em Ação 2016 capacitará os professores alfabetizadores com uma supervisão maior e enfoque muito mais prático para a realidade da sala de aula. 
Comitê
O comitê gestor fortalecerá a responsabilização das estruturas estaduais, regionais e locais de gestão pela definição de metas e acompanhamento direto das ações.
O comitê será composto por um coordenador estadual, que representará o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); um coordenador municipal, que representará a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de coordenadores regionais e locais (um por município), para assegurar capilaridade, mobilização e controle social.
Neste novo desenho do Pnaic em Ação 2016, o protagonismo do professor alfabetizador será fortalecido. Com a inclusão de alfabetizadores com bom desempenho no grupo de orientadores de aprendizagem, o MEC traz a ideia de aperfeiçoamento e formação entre pares, valorizando o protagonismo dos educadores que vêm se destacando na área de alfabetização.
Outra novidade é que as instituições que capacitarão os alfabetizadores – universidades públicas e os centros de formação de docentes das redes públicas – organizarão a formação em serviço dos agentes envolvidos. 
Avaliação
As escalas da ANA são divididas em níveis de proficiência, assim como ocorre na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação Básica (Saeb). São quatro níveis em leitura e matemática, sendo o nível 1 o mais baixo e o nível 4, o mais alto. Em escrita são cinco níveis. O MEC considera que o aluno está proficiente quando atinge o nível 2 em leitura e o nível 3 em escrita e em matemática.
Os resultados 2014 da ANA mostram níveis insuficientes de alfabetização e letramento dos estudantes, ao final do primeiro ciclo (primeiro ao terceiro ano) do ensino fundamental.
Dados do Censo Escolar mostram que com 7,4 milhões de estudantes matriculados em todo o Brasil no primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, a taxa de aprovação cai e a distorção idade-série cresce a cada ano escolar.
Taxa de aprovação e distorção idade/série - 1º ao 3º ano do EF
Fonte:Portal Brasil , com informações do Ministério da Educação

sábado, 17 de setembro de 2016

Projeto Rosa de Conversa: Educação e Serviço Social de mãos dadas


Projeto Rosa da Conversa


Esse projeto foi apresentado pela Assistente Social Voluntária Noélia Silva no ano de 2014-2016. A profissional iniciou o projeto apresentando no INESP, tendo como colaboradora 12 alunas do curso de Serviço Social. O projeto trata-se do trabalho de assistência social na educação em prol do melhoramento do rendimento escolar do nosso alunado, esse projeto foi aplicado em escolas públicas e privado de ensino infantil, fundamental, médio e nível superior, no município de Uiraúna-PB.
O projeto tem como subtítulo Rosa da conversa, porque foi trabalhado com uma rosa e dentro dela contém 4 temas importantes que ajudaram a melhorar as dificuldades de aprendizagem na escola.
Os temas são os seguintes:
1º Diga não as drogas;
2º Denuncie violência, abuso e maus tratos;
3º Diga sim a educação;
4º Diga sim a vida.
A função do Serviço Social era visto apenas para atender as dificuldades de caráter individual e familiar, voltado aos problemas sociais, mas recentemente tem sido reconhecido como profissão fundamental na perspectiva curricular da educação, assim o serviço social vem ocupado espaços importantes no processo de execução da política educacional. O serviço social na educação em algumas regiões ainda não foi reconhecido, o assistente social busca fundamentar sua formação profissional com uma flexibilidade.
Veja abaixo fotos dos eventos nas escolas privadas e públicas em Uiraúna- PB






quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PNAIC em Uiraúna: Desafios e resultados positivos

Todos sabemos que para se construir uma educação sólida, temos que ter uma base forte. No meio educacional essa base tem um nome: ALFABETIZAÇÃO!
Alfabetização é a base da vida escolar de qualquer criança.
Desde a sua criação em 2012, O PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa), tendo como principal objetivo e grande desafio garantir que todas as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade.
O município de Uiraúna- PB aderiu ao programa desde o seu inicio, em 2013. 
Em conjunto todos os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Uiraúna - PB abraçaram essa causa, e desde então vem superando desafios e alcançando resultados positivos.
Os coordenadores e orientadores de estudos com muita dedicação repassam os conhecimentos para os professores alfabetizadores, grandes molas de impulso para que o programa aconteça de verdade nas salas de aula, onde ministram as suas aulas.
Grande defensora do Programa, a secretária de educação do município de Uiraúna, Francisca Moreira ver no rosto dos alfabetizadores que depois da implementação do programa a motivação pelo gosto de ensinar aumenta a cada dia, já que os resultados principais estão aparecendo a cada dia: o prazer pela leitura e escrita dos discentes. 
Prova maior de tudo isso são os excelentes resultados obtidos nas avaliações da Provinha Brasil e ANA, feitas respectivamente pelos discentes inseridos nas séries que o PNAIC atua ( 1º ao 3º ano), tendo como consequência também os avanços no IDEB, que esse ano alcançou uma excelente nota!
E todos esses resultados são méritos dos ótimos profissionais que atuam diariamente em nossas salas de aula!
E todos na expectativa para que inicie o PNAIC 2016.










quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Compartilhando educação: mais de 10.000 acessos

Com o intuito de divulgar as ações realizadas pelos educadores da cidade de Uiraúna-PB, o blog Uiraúna Educa com Amor vem de público agradecer aos mais de 10.000 acessos e ao mesmo instante queremos compartilhar da nossa alegria com todos os que visitam o blog e dizer que estamos muito gratos a todos que direta ou indiretamente contribuem para que possamos melhorar mais a cada dia.
Abaixo mensagem de agradecimento aos visitantes do nosso blog.


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Agradecimento pelos avanços alcançados no IDEB


No dia 08 de setembro foi divulgado o resultado do IDEB/MEC, e a cidade de Uiraúna alcançou uma das melhores notas entre as cidades da região na qual está inserida. 
Desde então, os profissionais da educação do município de Uiraúna estão sendo parabenizados e elogiados pela comunidade em geral, inclusive pelo próprio MEC ( Ministério da Educação).
Através desse meio de comunicação, a atual Secretária de Educação do município de Uiraúna, Francisca Moreira (Consola) vem agradecer a todos os que fazem parte da educação do município.
" Isso tudo é uma demonstração de esforços de todos os profissionais envolvidos na educação uiraunense. Quando aliam-se forças da secretaria de Educação, equipe pedagógica, professores, alunos este resultado não poderia ser diferente. Educação se faz em conjunto."
É um esforço coletivo, é dedicação, é amor à causa da educação!
Parabéns aos profesores da zona urbana, zona rural, equipes pedagógicas de todas as escolas, aos alunos e pais de alunos e toda a comunidade escolar. Esse prêmio é de todos nós!
A nossa nota foi ótimas, mas sabemos que  precisamos buscar mais, nos aperfeiçoar mais, e faremos muito mais pois somos capazes!"

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

IDEB: Educadores comemoram meta atingida em Uiraúna

O final da tarde do dia 08 de setembro de 2016 foi de muita alegria para os educadores uiraunenses. 
O motivo de tamanha felicidade foi o resultado do IDEB que foi divulgado hoje (08/09/2016).
A cidade de Uiraúna, através do resultado obtido mostrou que os educadores tem compromisso e mostram um grande esforço para a educação do município.  
A meta estipulada para o município de Uiraúna em 2015 era de 3.9 e a nota obtida foi 4.1, faltando apenas 1 ponto para atingir a meta de 2017. Motivo de muita alegria, satisfação e dever cumprido para todos que fazem parte do quadro da educação de Uiraúna - PB.
A Secretária Francisca Moreira aproveitou o momento para parabenizar a todos que fazem a educação de Uiraúna.
" Parabéns a todos nós que fazemos a educação de Uiraúna. Conseguimos obter a nossa meta e superar mais dois pontos acima, quase chegando a meta de 2017. Parabéns a todos vocês que contribuíram direta e indiretamente para esse sucesso. Educação com amor. Educação é ação. Obrigado a todos por esse sucesso que é nosso!"

Veja no anexo abaixo: